Notícias

Em Monção a CNA-PRR visitou pela primeira vez um test bed, no ISQ&CTAG – Automotive Technologies, o único laboratório privado com condições técnicas para testar o envelhecimento de todas as peças de um veículo automóvel (incluindo o elétrico), mimetizando todas as condições externas a que um veículo pode estar sujeito. 

Aproveitando este conhecimento e a relação comercial de vários anos com a empresa Yazaki Saltano em Portugal (líder do test bed), futuramente serão testados novos produtos, com foco na indústria automóvel.  Apesar de se estar ainda no início deste investimento, cujos contratos se encontram ainda a ser assinados, foi possível verificar ainda 3 produtos em teste, em fases muito iniciais. 

A CNA-PRR identificou vários desafios relacionados com o investimento no âmbito dos test beds, porque ainda não existe um modelo de acompanhamento definido pelo IAPMEI, mas também porque a envolvência de inovação traz também questões relacionadas com a propriedade industrial e com o relacionamento entre PME e grandes empresas.  

Ainda em Monção a CNA-PRR reuniu com os responsáveis da EPRAMI, Escola Profissional que conta com as autarquias de Monção, Melgaço e Paredes de Coura como associados, bem como várias empresas, muitas do setor automóvel, e com polos em cada um destes locais. 

Uma escola 100% digital, em que todos os alunos têm 1 computador próprio, e há uma ligação de fibra dedicada entre os polos, sendo o armazenamento efetuado numa cloud. 

Sendo esta uma escola showcase da Microsoft e estando em processo contínuo de aprendizagem e certificação de professores, estão a implementar, no âmbito do PRR, projetos com um financiamento aprovado de quase 3 milhões de euros (nos polos de Monção e Paredes de Coura) e cujo aposta é na digitalização de serviços e industrial, num investimento que seria reconhecidamente difícil de fazer sem esta alavancagem. 

Em Monção o projeto envolve a reestruturação de todo o edifício atual e a criação de uma nova ala. Em conjunto com investimento em impressoras 3D, equipamentos de realidade virtual, multimédia e audiovisual, esperam conseguir replicar as condições das indústrias e cativar mais alunos para estas áreas, cuja procura é muito grande pelas empresas da região e cuja empregabilidade ronda os 100%. Os maiores constrangimentos verificados, são os tempos de preparação dos processos de contratação pública, que exigem conhecimento e prática, bem como toda a logística associada, com os prazos apertados de obras, aquisição de equipamentos e operacionalização. 

Novembro 16, 2023