A CNAPRR reuniu no dia 28 de maio com o consórcio responsável pela Agenda Mobilizadora para a Inovação – Acelerar e Transformar o Turismo, que gere um investimento PRR de 128M€ e reúne 38 entidades na área do turismo e tecnologia, à volta do conceito “Jornada do Turista”. Esta visita complementa duas outras, ao Grupo Pestana, nos Açores e no Algarve, onde foram visitados investimentos na área da sustentabilidade.
Na reunião, conduzida por Gonçalo Oliveira, do Pestana Hotel Group, e Miguel Mateus, da ANA, foi apresentada a AM e feito um ponto de situação da execução financeira que se encontra neste momento nos 30%.
Foi abordado ainda o estado de execução física dos projetos apresentados na reunião, da responsabilidade da Hijiffy, SPINACH e Vision Box – ANA, bem como as principais dificuldades enfrentadas até ao momento.
Na apresentação da solução da Hijiffy, a cargo de Pedro Gonçalves, foi discutido um projeto-piloto que visa a personalização do serviço “Virtual Concierge” que presta assistência antes, durante e depois da estadia, em toda a jornada do hóspede, com recurso a inteligência artificial, que permite o apoio em mais de 130 línguas, e que disponibiliza também um dashboard para analisar o impacto da experiência do utilizador. Na apresentação foram também manifestadas preocupações com a necessidade de autorização para armazenamento de informação dos clientes.
O projeto SPINACH Tours, recebeu investimento da Portugal Ventures, e está a utilizar o investimento PRR para alavancar o desenvolvimento de tecnologia para veículos turísticos, e internacionalizar o conceito para África, EUA e outros países no continente americano, com o intuito de personalizar atividades complementares à tradicional visita turística e promover experiências temáticas únicas no âmbito do turismo e empresas, como por exemplo experiências de team building, até 200 pessoas. Os veículos SPINACH chegam apenas com a estrutura base e são montados e adaptados em Portugal, para criar jogos e outras experiências dentro e fora do carro. No final da reunião, o responsável pelo projeto, João Mendes conduziu uma experimentação, que permitiu à CNA testar o veículo SPINACH no parque de estacionamento da ANA.
O projeto da ANA, “Fly Through Biometrics”, em parceria com a Vision Box, foi apresentado pelo responsável, Aaron Beeson, responsável de inovação. O projeto visa melhorar a experiência dos clientes, reduzindo o tempo de espera no embarque nos aeroportos, onde desafios como a falta de staff e problemas de acessibilidade acabam por ter um impacto negativo da experiência. A tecnologia biométrica, implementada em ambiente controlado no Biometric Lab, que a CNA pode também visitar e experimentar, está neste momento em fase piloto, em voos de teste, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e, em breve, Ponta Delgada. Este projeto tem atraído muita atenção internacional e tem contribuído para posicionar Portugal como um destino inovador.
Durante a reunião, foram discutidos ainda os constrangimentos com que se deparam na implementação dos projetos, incluindo dificuldades nos pagamentos e atraso nas repostas por parte do IAPMEI, o que impede alterações no contrato do consórcio, bem como no orçamento. O excesso de burocracia foi também apontado, bem como problemas na plataforma de submissão de despesas que apresenta falta de automatizações, dificultando a gestão dos projetos.
Foram ainda levantadas questões sobre o apoio às empresas, como a necessidade de justificações excessivas e a gestão do fluxo de tesouraria, especialmente para as empresas mais pequenas, que são a grande maioria das empresas portuguesas.
No final da reunião foi possível concluir que o investimento PRR está a ser usado para impulsionar o desenvolvimento tecnológico de projetos com grande potencial transformador, bem como para fortalecer a resiliência do setor turístico, procurando acrescentar valor à oferta turística e trazendo inovação e melhorias significativas para a experiência dos clientes.
Junho 4, 2024