No âmbito dos Roteiros de Proximidade, a CNA-PRR reuniu a 07/02 com vários dos 15 promotores desta agenda, liderados pela empresa M-ECO2, do grupo PRIO. Esta é uma agenda da área da energia que enfrenta um conjunto de desafios, decorrentes da evolução do setor, com um nível reduzido de reporte financeiro junto do IAPMEI, embora esteja cumprido o reporte técnico-científico.
O biocombustível revela procura acelerada no mercado mundial, com os países asiáticos à frente na produção, o que se identifica como um risco de mercado, face aos custos mais baixos que praticam, embora com desafios na obtenção de certificações de origem.
Para além destes fatores, a pouca maturidade do processo produtivo, ainda não permitiu contratos de compra futura, para os biocombustíveis.
✳️ Existem no entanto matérias residuais (hidrogénio e oxigénio), que podem ser utilizadas na descarbonização do transporte rodoviário, marítimo e aviação (SAF), bem como o próprio óleo refinado e que podem ser comercializados, enquanto a produção de biocombustíveis não arranca.
Grupo Prio
Estava prevista a construção de unidade produtiva de biocombustíveis avançados, mas tendo em conta as complexas especificidades do terreno e a necessidade de ligação à rede elétrica, não tiveram sucesso nas soluções disponíveis.
A alternativa passa pela instalação de uma unidade piloto, nas instalações da Prio (em Aveiro), mantendo esta a intenção e continuidade do investimento produtivo (embora fora do investimento e prazo do PRR)- em avaliação.
Akuo
Mantem-se investimento nos parques solares, no Alto Alentejo, embora a imputação à Agenda passe de 30 para 10Kw.
Resiway
Mantem-se a nova unidade de tratamento de resíduos com possibilidade de incrementar um PPS.
Os maiores desafios estão no estudo e teste de cada matéria nova, para que haja consistência nos testes da unidade piloto e posterior fábrica. Para além da utilização no âmbito desta Agenda, há a expetativa de mercado, devido às várias refinarias que se encontram em construção, especialmente em Espanha.
Amnis Pura
Empresa com 14 pessoas e que acolheu a visita nas suas instalações.
Trabalhando com tenologia própria não patenteável, desenvolvem processos de purificação de gases, customizáveis de acordo com os resíduos utilizados e os objetivos da empresa cliente.
Está terminada uma máquina à escala laboratorial, para secagem e purificação de hidrogénio e oxigénio. Para a escala industrial já têm clientes, pelo que até ao final de 2025 irão avançar com a industrialização, para projetos descentralizados e para grandes empresas qem fase de construção das refinarias.
Aguarda-se a finalização das negociações com o IAPMEI, cujo processo decorre há alguns meses, para que as alterações propostas possam ser aceites. O pedido de reprogramação do PRR, que prolonga por mais 6 meses as Agendas Mobilizadoras, pode ajudar na concretização de todos os PPS.



Fevereiro 14, 2025