Notícias

No âmbito dos Roteiros de proximidade, a 04/02 a CNAPRR visitou a Logoplaste (líder), reunindo com vários dos promotores, que, à semelhança de outras Agendas, já interagiram em projetos anteriores, juntando agora parceiros de toda a cadeia de valor das embalagens (40% da utilização de plástico), num financiamento PRR de 23,8 milhões de euros.

O plástico está presente numa multiplicidade de produtos devido à sua versatilidade e custo competitivo. No entanto, a produção anual de mais de 400 milhões de toneladas enfrenta um desafio crítico: descarte inadequado e falta de soluções de circularidade.

Foram apresentados quatro dos vários planos de trabalho em curso:

Valorização de resíduos plásticos para mobiliário
Já em fase de testes industriais, o processo irá utilizar resíduos de lavagem de garrafas e da produção de mobiliário. Isso permite substituir materiais nobres, como madeira 100% virgem, em componentes estruturais ocultos.

Reciclagem universal de cápsulas de café
Até agora, a reciclagem de cápsulas era limitada a algumas marcas com pontos de recolha específicos. Esta Agenda criou um método para recolher e reciclar todas as cápsulas, independentemente do material, incluindo o aproveitamento das borras de café.
✅ Investiemnto numa linha de reciclagem das cápsulas.
✅ Um ecoponto doméstico para plásticos recuperados já foi desenvolvido.
✅ Produtos inovadores estão em fase de testes e serão apresentados em feiras internacionais.
✅ Foi desenvolvida uma nova cápsula de monomaterial (plástico), que melhora a reciclabilidade.

Passaporte Digital para Garrafas – Rastreabilidade com Blockchain
Tal como noutros setores (p.ex. o têxtil), este sistema irá permitir monitorizar digitalmente cada garrafa ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
✅ Fase final de testes: incorporação de uma marca d’água nas garrafas, com QR Code e tecnologia blockchain.
✅ Objetivo: melhorar a rastreabilidade e a eficiência da triagem e reciclagem, com prova de conceito a ser realizada em 2025.
Desafios:
🔹Adaptação da legislação para a movimentação de produtos na Europa.
🔹 Adoção por fabricantes e integração nos processos produtivos e logísticos.

Filmes 100% Biodegradáveis para Sacos
Embora existam algumas opções no mercado, esta iniciativa procura melhorar a eficiência (>% de material reciclado), aumentando a incorporação de amido, diminuindo a espessura e melhorando a resistência dos sacos, .
Desafios:
🔹 Ainda não existe uma recolha seletiva para materiais biodegradáveis.
🔹 Falta informação para consumidores e indústrias sobre o destino correto desses materiais.

As Agendas são geridas pelo IAPMEI, entidade que enfrenta também os desafios de conseguir acompanhar a inovação que estes projetos estão a impulsionar e antecipar necessidades de licenciamento, certificação ou adaptação legislativa, muito para além do acompanhamento financeiro e administrativo.

Fevereiro 12, 2025