O Presidente da CNA-PRR, Pedro Dominguinhos, esteve na apresentação do projeto “MetaBreast – Metaverse for Breast Cancer Surgery”, no âmbito no Open Day da Unidade da Mama da Champalimaud Foundation, que decorreu no passado dia 16 de Outubro, em Lisboa.
Este novo projeto permitirá melhorar, através do recurso a tecnologias digitais, a precisão da cirurgia do cancro da mama. Mais concretamente, pretende-se que, através de tecnologias de realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial, a visualização do tumor da mama e das suas margens durante uma cirurgia se torne o mais semelhante possível a uma visualização direta, permitindo potencialmente a extração completa de tumores da mama num único ato cirúrgico. Futuramente, o projeto que foi desenvolvido especificamente na área do cancro da mama, será aplicável noutros contextos cirúrgicos.
Além da Fundação Champalimaud (FC), o projeto conta com a participação das empresas portuguesas INESC TEC Porto, BMD Software (da Universidade de Aveiro) e IT People Innovation, e conta com um financiamento de 2,7 milhões de euros do Plano de Resiliência e Recuperação (PRR), dos quais cerca de 1,4 milhões serão atribuídos à FC.
A criação desta nova infraestrutura é apenas o primeiro passo deste mega projeto reformador da saúde, que integra o “Health from Portugal”, liderado pela empresa portuguesa Prológica, que visa a conceção, o desenvolvimento e a produção de serviços e produtos avançados para o mercado da saúde.
Promovido por um consórcio de mais de 90 membros do Health Cluster Portugal, uma associação sem fins lucrativos que reúne, entre outros, universidades, hospitais e empresas da área da saúde, o “Health from Portugal” deverá receber um total de 94 milhões de euros, 94M€, financiados pelo IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação, através das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do PRR.
Saiba mais aqui:
Outubro 23, 2023