Notícias

A CNA-PRR esteve presente no Encontro Comunidades em Ação – Operações Integradas Locais, que decorreu no dia 1 de outubro, na StartUp Barreiro, no Parque Empresarial da Baía do Tejo.

O encontro visou dar a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido nos territórios dos municípios de Almada, Barreiro e Seixal, no âmbito do plano metropolitano de apoio às comunidades desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa (AML), inserido nas respostas sociais do PRR.

O projeto “Comunidades em Ação, Operações Integradas Metropolitanas” tem como objetivo central combater a pobreza e a exclusão social nos municípios mais desfavorecidos da AML, através de intervenções intermunicipais e operações locais em todos os 18 municípios da área, abrangendo melhorias em infraestruturas sociais, desportivas, habitações e espaços públicos.

A iniciativa é uma das maiores em termos de investimentos sociais realizados na AML e tem um investimento PRR total de 2,48 milhões de euros.

O encontro contou com 140 participantes, reuniu decisores políticos, parceiros executores, dirigentes e técnicos municipais que participaram em mesas-redondas sobre comunicação e o “efeito de adicionalidade” bem como de um debate.

Houve lugar ainda para a exibição de um filme sobre as intervenções em curso, bem como visitas a projetos locais, incluindo a requalificação do espaço público no Bairro Alves Redol (Barreiro), o Agroparque na Costa da Caparica (Almada), que promove a qualificação ambiental e empregabilidade, e um passeio guiado pelas hortas urbanas no Bairro Quinta da Princesa (Seixal).

Este é um dos maiores investimentos na área metropolitana de Lisboa, focado em transformar e revitalizar comunidades vulneráveis por meio de 31 operações locais, que buscam promover mudanças profundas e sustentáveis no tecido social e espacial dessas áreas.

Outubro 25, 2024