Notícias

No dia 24 de fevereiro, a CNA realizou mais uma visita no âmbito dos Roteiros de Proximidade, para fazer um ponto de situação sobre o funcionamento dos Test Beds, um investimento considerado “Preocupante” no mais recente relatório da CNA-PRR, devido ao atraso na sua operacionalização e definição de modelo de acompanhamento. 

Na reunião com o Healthtech Lisboa, apesar do atraso na operacionalização do investimento, foi reportado o apoio a 25 startups ao abrigo da criação do test bed. Exemplos disso são as empresas CRIAM, DeepNeurotic ou a FastCompChem.

No caso destas empresas, a estratégia passa pela utilização do financiamento PRR para alavancar serviços que já faziam parte do seu portefólio e, apoiar de uma forma mais transversal as empresas, através do reforço do pipeline oferecido.

Desde a preparação de estudos de mercado, estudos de certificação ou validação através de ensaios clínicos, os vários parceiros privados têm como objetivo apoiar o teste de novos produtos ou serviços nas áreas médica ou farmacêutica, para que possam, com maior confiança e rapidez, ingressar no mercado. Este apoio inclui ainda uma componente de mentoria e incubação. Um dos maiores investimentos PRR será a aquisição de impressoras 3D, que ficarão disponíveis em Aveiro, Covilhã e Lisboa. 

Durante a reunião foi levantada uma questão pertinente, para a qual ainda não houve resposta por parte das entidades gestoras, sobre a necessidade de adequação da metodologia a utilizar na avaliação do incremento  do Technology Readiness Level(TRL), no âmbito dos serviços prestados.

Esta situação particular, de aplicação o setor da saúde, já terá levado o EIT Health a definir um conjunto de métricas que necessitam de ser compatibilizadas com uma definição mais tradicional do TRL. 

De acordo com as indicações do IAPMEI, espera-se que muito rapidamente, se consigam ultrapassar os constrangimentos que impedem a operacionalização deste investimento, nomeadamente o modelo de governação, a plena utilização da plataforma de submissão de despesas e a rápida resposta às dúvidas dos promotores. 

Fevereiro 22, 2024