Notícias



A CNA-PRR esteve presente no terceiro encontro das Comunidade em Ação, realizado em Camarate, inserido no investimento coordenado pela Área Metropolitana de Lisboa, e que juntou projetos dos municípios de Loures, Mafra e Vila Franca de Xira.


O Presidente da Câmara Municipal de Loures, Rodrigo Leão, destacou o papel da AML na coordenação deste programa, reforçando o papel das parcerias e da relevância de trabalhar em conjunto. Aldevina Rodrigues, VP da Câmara Municipal de Mafra enfatizou a importância das pessoas e do seu papel nos territórios.

Finalizando a sessão de abertura, o Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, destacou a atuação inteligente nos territórios, fruto de uma ação conjunta dos vários atores. Carlos Humberto de Carvalho colocou a tónica no potencial transformador destes projetos, mas também na exigência da sua execução no âmbito do PRR.

Foram apresentados vários projetos imateriais em curso, desenvolvidos por várias associações e atores e em várias tão diversificadas como a educação, saúde, desporto ou inserção profissional.

Valter Pinheiro apresentou o projeto FutEduca, onde, através do futebol se desenvolvem várias competências em cerca de 100 alunos do 4º ano.

Sandra Santos, da SCM da Venda do Pinheiro partilhou os projetos ao nível da formação para dirigentes associativos (23 associações e 63 participantes), bem como a capacitação de população em idade ativa, com 48 participantes. Destacou ainda a capacitação de pessoas em vulnerabilidade social, para que consigam avançar para um emprego, com 400 participantes, 50 deles já integrados no mercado de trabalho, com recurso a metodologias diversificadas, como a arte circence.

➡ Em representação da Casa do Povo de Vialonga, Hélder Jerónimo, apresentou dois projetos no eixo da educação, com o obejtivo de trabalhar competências de socialização e prevenir violência, bulling e até desrespeito pelos professores. Este projeto é complementado com os “Cozinheiros de palmo e meio”. Na sala de aula e em parceria com as professoras, desenvolvem sessões de showcooking, nutrição, falando da importância da alimentação saudável. As crianças participam na confeção das refeições, sendo os produtos utilizados adquiridos localmente, para dinamizar o comércio local. De destacar ainda o banco de apoio à maternidade e criança, que suporta famílias em situação de vulnerabilidade, através da cedência de bens e do acompanhamento parental.

Na segunda mesa redonda, moderada por Catarina Carvalho, da Mensagem de Lisboa, discutiu-se a necessidade de se garantir a sustentabilidade destes projetos e de se medirem os impactos.

Foi ainda possível visitar projetos no terreno, em curso nas freguesias do Milharado, de Vialonga e de Camarate, onde se observou o impacto que criam nas comunidades, onde a diversidade observada cria inúmeros desafios que apelam à liderança colaborativa.

Junho 18, 2024