Notícias

Em entrevista ao Jornal i, Pedro Dominguinhos, Presidente da CNA PRR fez um balanço da execução do PRR; O que já foi feito, os constrangimentos encontrados no processo, e o que falta fazer.

“Neste momento resta cerca de metade do tempo disponível para a execução física dos investimentos previstos no PRR. Estão a decorrer milhares de investimentos nas mais variadas áreas sociais e económicas, da responsabilidade de milhares de entidades em todo o território. A análise feita pela CNA PRR revela que uma parte significativa dos projetos em curso tem probabilidade elevada de ser concretizada nos timings previstos.

No que concerne ao ritmo de execução, Pedro Dominguinhos garante que é essencial acelerar o ritmo de pagamentos e de concretização. “ Do ponto de vista qualitativo, Portugal cumpriu cerca de 97% das metas e marcos previstos até este momento. No entendimento da CNA-PRR, seria possível, e desejável, um maior ritmo nos pagamentos aos beneficiários diretos e finais.

No que concerne a constrangimentos, Pedro Dominguinhos referiu entre outros, o caso da capitalização empresarial “é essencial que os financiamentos, mais de 1.100 milhões de euros, cheguem às empresas não financeiras, quer através do Banco Português de Fomento, quer das empresas de capital de risco”.

Pedro Dominguinhos falou ainda sobre o conjunto de recomendações feitas pela CNA,  que podem contribuir para a aceleração da implementação dos projetos.

Janeiro 9, 2024