O Presidente da CNA-PRR, Pedro Dominguinhos, marcou presença no seminário “Investimentos PRR nos Açores – Dois anos de Resultados” que teve como objetivo apresentar os principais resultados da execução dos projetos do PRR nos Açores, bem como partilhar os resultados da reprogramação com impacto nos Açores, designadamente nos novos investimentos destinados à região.
No seminário foram apresentados alguns exemplos de projetos em curso, na área da habitação, agricultura, saúde, transição energética e educação digital. Ao nível dos novos investimentos, foi destacada a aquisição de dois navios elétricos para transporte de passageiros e viaturas entre as ilhas, bem como o apoio à transformação digital das empresas e à reconversão da frota pesqueira, sendo ainda evidenciados o apoio aos idosos, que permitirá que mantenham a sua autonomia em casa, e ainda a aquisição de lotes para auto-construção de habitação de jovens.
Os diferentes responsáveis (Secretário de Estado do Planeamento, Secretário Regional das Finanças, Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal) destacaram a relevância do PRR na transformação da sociedade e economia açoriana, o seu foco nos resultados, e ainda a responsabilidade coletiva dos vários atores na sua execução.
Os Açores possuem um desafio exigente, devendo executar cera de 600 milhões de euros em 2024 e 2025.
O presidente do CESA destacou ainda a importância da qualidade dos projetos e dos seus impactos , ao nível da educação, da prestação de melhores cuidados de saúde ou ainda da recapitalização e competitividade das empresas.
Após a reprogramação, o PRR nos Açores passará para 725 milhões de euros, a que acresce o montante de 64 M€, a que os diferentes beneficiários se podem candidatar nos avisos de âmbito nacional.
Aceda ao vídeo da transmissão do evento, aqui:
Outubro 17, 2023