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O Presidente da CNA, Pedro Dominguinhos, visitou o município de Campo Maior, no âmbito de mais um Roteiro de Proximidade.

Os investimentos PRR neste município ascendem, neste momento a mais de 16,6 milhões de euros a que se juntam mais 6,7 milhões na construção das acessibilidades à zona industrial, da responsabilidade das Infrestruturas de Portugal.

Durante a visita, o Presidente da CNA teve oportunidade de reunir com o Presidente do Município, Luís Rosinha, com o Vereador Paulo Pinheiro e com o responsável do Gabinete de Projetos.

Na reunião foram discutidos os seguintes assuntos:

  • Os projetos aprovados no âmbito da estratégia local de habitação, com fogos já concluídos, outros em obras e dois concursos lançados recentemente. Em breve serão entregues os primeiros fogos, após aprovação final do regulamento camarário;
  • O ponto da situação do concurso de conceção-construção para a área de acolhimento empresarial. O Presidente da autarquia revelou alguma preocupação com todo este processo, que se arrasta há dois anos e só recentemente existiu autorização para o ponto de entrega de energia.
  • A expetativa de aprovação de um CTE na área da Informática para a Escola Secundária.

Este encontro terminou com a visita às obras  da melhoria à zona industrial de Campo Maior. Este investimento permite:

  • Aproximar as empresas da região aos principais eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias.
  • Diminuição do tráfego rodoviário dentro de Campo Maior, melhorando a dinâmica urbana e territorial;
  • Melhoria da qualidade do ar e diminuição dos níveis de ruído;
  • O reforço da segurança rodoviária;
  • Preservação dos ecossistemas e habitats, nomeadamente na área afeta à zona de Proteção Especial (ZPE de Campo Maior).

A obra teve o seu início no final do ano de 2023 e neste momento já forma feitas as terraplanagens, concluídas a passagem agrícola (PA) e a passagem hidráulica (PH) e colocado a primeira camada de betão em alguns troços das novas acessibilidades. Estão neste momento a ser feitas intervenções em rotundas onde circula o tráfego.

A prazo estimado para a conclusão da obra, de 15 meses, irá ser cumprido e antecipa-se que no primeiro trimestre de 2025 este novo troço possa ser aberto ao trânsito e retirar cerca de 1.000 camiões diários de troços urbanos, permitindo ao mesmo tempo a poupança de cerca de meia hora no trajeto até Espanha, num local próximo do polígono industrial de Badajoz.

Estes são investimentos muito relevantes para esta zona do norte alentejano e que podem contribuir para a atração de investimento e criação de emprego.

Julho 5, 2024