Este foi o mote do programa Consulta Pública, da Antena 1, moderado pela jornalista Ana Sofia Freitas. Num debate vivo e informativo foi possível ouvir diferentes perspetivas, através das participações de Armindo Monteiro da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Carlos Carvalho da ANJE Associação Nacional Jovens Empresários, Joana Frazão da Fravizel SA, Mariana Vieira da Silva, deputada na Assembleia da República Portuguesa, Pedro Ginjeira Nascimento da Associação Business Roundtable Portugal e do Presidente da CNA-PRR, Pedro Dominguinhos.
Durante o debate foi claro a centralidade do investimento para o crescimento económico, para o incremento da produtividade e a necessidade de se criarem as condições adequadas para a sua concretização.
Foram discutidos alguns fatores limitadores, como a burocracia, a articulação entre as diferentes entidades ou a carga fiscal, e medidas que podem ser implementadas para os mitigar.
O PRR tem dado um contributo essencial para o reforço do investimento, público e privado, mas necessitamos de acelerar a sua execução em 2025 e 2026, de forma a que se consigam capturar os benefícios daí decorrentes.
Foram apresentados alguns exemplos de investimentos empresariais já concretizados no âmbito das Agendas Mobilizadoras, potenciados pelo PRR, na área espacial, do retalho, da metalomecânica ou das tecnologias de informação, onde o conhecimento, o talento e a inovação são fatores distintivos.
O programa pode ser ouvido em: https://lnkd.in/d7JP-xva

Janeiro 17, 2025