Notícias

Em representação da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência, o Presidente da CNA-PRR deslocou-se à Madeira, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, onde reuniu com o Secretário Regional das Finanças, Dr. Rogério Gouveia, e com a Presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional da Madeira, Dra. Maria João Monte.

Nesta jornada, foram apresentados os dados da execução dos vários investimentos sob responsabilidade da Região Autónoma da Madeira (RAM), cuja taxa se situa nos 58,6%. Destaque para os investimentos na Gestão Hídrica, nas Energias Renováveis, com particular incidência na construção das centrais termoelétricas da Senhora de Água e da Calheta, bem como na habitação, digitalização da educação e no apoio aos cuidados continuados e saúde mental.

Para além destes investimentos, o Presidente da CNA partilhou a informação dos investimentos aprovados a nível nacional que estão a ser executados por beneficiários finais na RAM. São cerca de 48 milhões de euros já aprovados, repartidos pelas agendas mobilizadoras, habitação, alojamento estudantil, Impulso Adulto e Impulso Jovem STEAM, para além da transição digital e catalisação da transição digital das empresas, bem como apoio à descarbonização da indústria e eficiência energética de edifícios residenciais.

No âmbito da reprogramação do PRR, a verba disponível foi reforçada em 119 milhões de euros, abrangendo áreas como o REPowerEU, com a construção da central de baterias no Porto Santo, eficiência energética de edifícios, ampliação do polo científico e tecnológico da Madeira, para além de apoios às empresas, onde se inclui um instrumento financeiro para a sua recapitalização. Aguarda-se a assinatura do contrato de financiamento para lançamento dos primeiros concursos.

Pedro Dominguinhos teve ainda oportunidade de reunir com o consórcio eGames Lab, Agenda Mobilizadora, financiada pelo IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação, liderado pela WowSystems – World-class expertise in software development and mobile apps, no âmbito do PRR.

Este consórcio, constituído maioritariamente por Micro e Pequenas empresas, visa o desenvolvimento e a consolidação de um cluster na indústria de vídeo jogos e das indústrias criativas, contribuindo para a criação de um ecossistema inovador, competitivo e global numa indústria com um crescimento muito significativo a nível global nos últimos anos e com um potencial muito promissor a nível nacional.

Inclui a Yacooba Labs, Redcatpig Studio, FootAR – Metaverse for live sports., Infinity Games, WalkMe Mobile Games & Apps, hashtag#4SPIRO, Greener Act, SOLVIT – Innovation on Telecommunications, Dream Expectation, NOS SGPS , Instituto Superior Técnico, PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia , LARSyS, ACIF-CCIM Associação Empresarial, Startup Madeira e AJEM – Associação de Jovens Empresários Madeirenses.

Com base na informação partilhada na reunião, foi possível fazer um balanço do primeiro ano de atividade:

– Foram contratadas 101 pessoas das 136 previstas no total, a maioria são mulheres, sinal particularmente relevante num setor desequilibrado em termos de género;

– Participaram pela primeira vez, no maior evento mundial de Gaming, a gamescom, numa lógica de cluster, onde forma apresentados 8 jogos e onde Portugal apareceu no mapa mundial dos vídeojogos.


– Foram organizados vários eventos no setor do gaming nas diferentes Madeira, Açores, Lisboa e Évora.


Houve também oportunidade para a partilha de algumas preocupações, entre elas a necessidade de maior celeridade na análise dos pedidos de pagamento, e a carga administrativa associada ao Registo Central do Beneficiário Único e Controlo do Duplo Financiamento, medidas que foram exigidas recentemente.

Dezembro 13, 2023