Notícias

Em janeiro, Portugal deu um passo importante para a exploração espacial e para a afirmação do país neste setor tão inovador e de forte crescimento a nível global.
A empresa LusoSpace lançou com sucesso o primeiro de 12 satélites, que constituirão a constelação ATON, denominado PoSat-2, em homenagemm ao PoSat-1, lançado há 20 anos. Isso significa um investimento de 15 M€, no âmbito da Agenda Mobilizadora NEW SPACE PORTUGAL. Como afirmou Ivo Yves Vieira, CEO da empresa: “o setor espacial está a transformar-se numa verdadeira fonte de riqueza para o país”.


Este satélite, projetado para monitorizar os oceanos, traz uma revolução no modo como podemos lidar com o ambiente marinho. O projeto, apelidado de “Waze dos oceanos”, vai ajudar a melhorar a previsão de condições oceânicas e apoiar a gestão de recursos pesqueiros, contribuindo para a segurança e eficiência na navegação.

O sucesso desses lançamentos é impulsionado diretamente pelo PRR, que tem sido fundamental para acelerar a transição digital e o desenvolvimento tecnológico em Portugal, especialmente no setor aeroespacial. Além disso, a Agenda New Space Portugal tem sido um motor de transformação, gerando novas parcerias entre o setor público e privado e posicionando o país como um hub internacional para o espaço. Nesta agenda, para além do lançamento do PoSAT-2, foi já desenvolvida uma Pós-graduação nesta área, para além da elaboração de um estudo que caracteriza o setor do espaço e o seu potencial económico.
Estes desenvolvimentos têm sido alicerçados pelo esforço em I&D no setor aeroespacial e que se iniciou há mais de 20 anos. Este esforço continua no PRR, através da Missão Interface e também da formação de recursos humanos elas Universidades e Politécnicos.

Portugal, através da combinação de todos estes investimentos, com o papel da Portugal Space | Agência Espacial Portuguesa e com forte apoio do PRR, como afirmou o CEO da Lusospace, está a posicionar-se de forma inovadora num setor dinâmico, mas muito exigente. Para que todo o ecossistema consiga potenicar e captar este valor, é essencial garantir a sustentabilidade de todos estes investimentos para além do PRR.

Janeiro 21, 2025