O Presidente da CNA-PRR, Pedro Dominguinhos, esteve presente no passado dia 8 de janeiro no evento dedicado a apresentar o ponto de situação do investimento relacionado com o setor das pescas, que decorreu na Docapesca – Portos e Lotas, S.A. em Sesimbra.
A sessão contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, da Secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, do Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, de Fernando Alfaiate, Presidente da Recuperar Portugal, José Carlos Simão da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, de Nuno Moreira do IFAP – Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas, IP e ainda de Rui Roque Roque da NAUTIBER .
#Este investimento, inserido na componente 10 do PRR, pretende modernizar e renovar o setor das pescas e da aquicultura, através de maior digitalização, mais eficiência energética, mais segurança, com menos resíduos e promoção da economia circular.
#A meta definida neste investimento é o apoio a 70 projetos inovadores, incluindo embarcações, aquicultura e transformação de pescado, com uma subvenção total de cerca de 20 milhões de euros.
Neste momento estão em execução 65 projetos, sendo 49 destinados à modernização de embarcações, 12 para a área da aquicultura e 4 na transformação de pescado. Em termos geográficos, destaca-se o Algarve, com 31 projetos em execução, seguido do Norte do 13, do Centro com 10, a Área Metropolitana de Lisboa com 9 e o Alentejo com 2. Os projetos em curso implicam um investimento global de cerca de 43 milhões de euros.
Foi possível visitar a embarcação ‘Mestre Manso’, uma das 9 já concluídas. A intervenção, orçada em cerca de 800 mil euros melhorou as condições de segurança e conforto dos tripulantes, com instalação de casas de banho e camas para descanso, a digitalização da embarcação, com sonares e outros equipamentos e a eficiência energética, com painéis solares.
De forma a cumprir a meta acordada com a Comissão Europeia, está aberto até ao dia 15 de janeiro um novo aviso, com uma dotação de um milhão de euros, a que se puderam candidatar embarcações até 12m, para além de projetos na área da aquicultura e transformação de pescado.
Na sessão ficou clara a relevância deste investimento para a modernização do setor e para os estaleiros, já que desde 2005 não existia um investimento com estes objetivos.




Janeiro 15, 2025