Este é um investimento com um montante financeiro de 375 milhões de euros e possui como meta a construção ou renovação de 75 escolas públicas, da responsabilidade das autarquias. Inclui a aquisição de equipamento, como meios de comunicação digitais, necessário para o seu funcionamento. Os novos edifícios terão necessidades energéticas primárias pelo menos 20% inferiores aos requisitos dos edifícios com necessidades quase nulas de energia.
O Presidente da CNA-PRR, Pedro Dominguinhos, dedicou o passado dia 30 de janeiro a este investimento, tendo visitado a construção da nova escola EB 2/3 em Ferreira do Zêzere, a remodelação da escola EB 2/3 em Fronteira e a remodelação e ampliação da Escola EB 2/3 e Secundária em Alter do Chão.
Em Ferreira do Zêzere, a construção da nova escola, num investimento na ordem dos 13 milhões de euros, substituirá a escola existente, que tem cerca de 40 anos e apresenta várias problemas estruturais. As obras iniciaram-se há cerca de 2 meses e prevê-se a sua conclusão para o primeiro trimestre de 2026. Nos próximos meses ficará pronta uma ala, que permitirá a transferência dos alunos para esta novo edifício. Atualmente, e de forma a garantir o funcionamento pedagógico, a Câmara Municipal alugou alguns contentores, devidamente climatizados, para lecionação das aulas.
Em Fronteira, o investimento, na ordem dos 800 mil euros, passa pela construção de um espaço polivalente coberto, para a prática de desporto e para outras atividades, para além de investimentos em coberturas, de forma a possibilitar as atividades dos alunos nos recreios e a circulação devidamente protegidos da chuva. Existe ainda um investimento na colocação de painéis solares, sistema de AQS, de forma a reduzir o consumo energético. A obra está praticamente concluída, prevendo-se a receção provisória para este mês de fevereiro.
Em Alter do Chão, o investimento ultrapassa os 5 milhões de euros e consiste na remodelação de vários espaços, incluindo pedagógicos, desportivos e balneários, que integram ainda a instalação de painéis fotovoltaicos e AQS. Adicionalmente, será construída uma nova ala pedagógica, dedicada às tecnologias e multimédia, permitindo assim o alargamento da oferta formativa e novas atividades pedagógicas, quer no terceiro ciclo quer ainda no ensino secundário, com maior pendor tecnológico e laboratorial. Este investimento obrigará à deslocalização dos alunos para um outro edifício, objeto de obras para adaptação a estas novas condições. As obras iniciaram-se em janeiro de 2025 e estima-se que as intervenções fiquem concluídas em junho de 2026.
Estes são três exemplos, em diferentes estadios de desenvolvimento, que melhorarão de forma significativa as condições pedagógicas ao dispor dos alunos e professores, para além da condições de conforto, reduzindo também a fatura energética. Mas o mais relevante é que se consigam melhorar as aprendizagens e o sucesso académico.













Fevereiro 4, 2025