Notícias

No dia 11 de dezembro a CNA-PRR realizou uma visita ao Arsenal do Alfeite, um dos beneficiários diretos do PRR.

Com um investimento/financiamento aprovado de 2 milhões de euros, esta empresa, com capitais exclusivamente públicos, tem como objetivo ser uma referência na indústria naval, nacional e internacional, dedicando-se, principalmente, a atividades de manutenção e reparação naval da Marinha Portuguesa e de outras Marinhas da Nato.  

Na reunião com o Conselho de Administração e na visita às instalações remodeladas, da nova Academia, a CNA-PRR foi informada da importância deste investimento para o relançamento da formação.  Um salto quantitativo e qualitativo (no âmbito de sistemas cada vez mais digitais), só possível de fazer com este investimento. 

Com esta nova Academia será possível fazer a certificação interna dos seus Recursos Humanos, bem como a captação de novos recursos, fundamentais para posicionar Portugal na linha da frente desta atividade, através da prestação de serviços de maior valor acrescentado, cujos valores crescem a nível internacional. Com uma média de idades a rondar os 50 anos, a gestão e políticas de RH para reter os novos talentos e garantir a passagem do conhecimento será fundamental. 

O investimento foi estruturado em várias tipologias: 

Obras: requalificação de parte de um edifício, que inclui salas de aula, auditório, laboratórios e espaços de apoio. 

Equipamentos e mobiliário: aquisição de mobiliário diverso, equipamento informático e multimédia, infraestrutura tecnológica, equipamentos de laboratório para a indústria 4.0 e para formação On Job. 

Formação: para além dos cursos que já estão em fase de certificação na DGERT, como é o caso dos cursos de técnicas de fabrico e reparação de tubagens, simulação e testes de sensores ou programas de ferramentas digitais para processos de engenharia, está também a decorrer o levantamento de outras áreas transversais, ou específicas, que possam vir a ser necessárias.

Futuramente, espera-se que estes cursos sirvam de base de formação para funcionários que posteriormente farão formações mais especializadas nos Estados Unidos da América, o que permitirá à empresa ganhar esse conhecimento, bem como capacitação interna. No que concerne à área da capacitação, está também a ser desenvolvida uma parceria com Escolas Profissionais e Instituições de Ensino Superior, para potenciar a formação e aumentar a captação de recursos humanos. 

Dezembro 21, 2023