Notícias

No âmbito da visita à EPT, a 13/11, a CNA-PRR teve oportunidade de dialogar com responsáveis da execução do Acelerador Qualifica gerido nesta Escola.
Apesar de ser um dos investimentos de menor monta do PRR, é dos que terá impacto em franjas mais desfavorecidas da população, que ainda persistem sem acesso a uma certificação de habilitações.
Há 2 faces desta moeda, e que são apoiadas neste Acelerador Qualifica (à semelhança do que acontece por todo o país e que são realidades menos conhecidas).

Projetos Locais Promotores de Qualificações (PLPQ)
Tem como objetivo mobilizar pessoas com qualificação inferior ao 9º ano, para integrar pelo menos 1 ação de formação. Face à cada vez maior formação da população portuguesa, no último relatório da CNA-PRR recomendou-se que possam ser detetadas as localidades onde seja de maior impacto fazer comunicação adicional da medida e das possibilidades desta qualificação, reforçando-se assim a angariação de candidatos.
Na conversa com a EPT, foi transmitido que têm feito este esforço e que têm mais de 80 pessoas inscritos e encaminhadas para PLQP, com algumas notas sobre estas situações:
▪️ Muitas pessoas são mesmo iletradas e estão em centros de atividade locais;
▪️ Muitas pessoas que precisam de terminar 4º, 6º ou 9º ano ou que apesar de terem frequentado, não têm certificados, pelo que precisam de um diagnóstico e um plano e portefólio de atividades para esse desenvolvimento;
▪️ Muitas pessoas são reformadas, de uma altura em que a escola era quase um castigo;
▪️ Há ainda casos de pessoas mais jovens (30- 40), cuja principal razão para não terminarem o percurso escolar foi começarem a trabalhar muito cedo.

Incentivo Adultos (com nível de qualificação inferior ao 5)
Tem como objetivo aumentar a taxa de participação e de certificação de adultos, no âmbito de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC Profissional), permitindo obter uma certificação profissional com base na demonstração de aprendizagens realizadas ao longo da vida. O PRR garante um apoio financeiro de 1,25 IAS a quem o concluir.
No último relatório da CNA-PRR recomendou-se que fossem reforçadas as medidas de angariação de novos candidatos para os processos de qualificação. A probabilidade destas pessoas estarem em situação muito vulnerável é grande e este é um investimento que urge aproveitar para diminuir os riscos sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.


! De acordo com os dados da Pordata, em 2023 existiam em Portugal cerca de 323 mil pessoas sem nível de escolaridade (essencialmente >65 anos); 1,6 milhões de pessoas com o 1º ciclo (dos quais 1,1 milhão >65 anos), 760 mil com o 2º ciclo (dos quais 139 mil >65 anos) e 1,6 milhões de pessoas com o 3º ciclo (dos quais 275 mil >65 anos).

Dezembro 3, 2024