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A 28/11 a CNA PRR reuniu no Entroncamento com todos os membros deste consórcio, liderados pela empresa MEDWAY – MAINTENANCE & REPAIR, S.A.
Esta AM tem como objetivo principal modernizar o transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, com a implementação de vagões inteligentes (em regime de retroffiting) equipados com sensores e IoT para melhorar a rastreabilidade, eficiência operacional e sustentabilidade do setor. O projeto visa ainda reforçar a intermodalidade (ferrovia, rodovia e portos), reduzir custos logísticos e emissões de carbono, e aumentar a competitividade económica e ambiental do transporte ferroviário no país. O investimento é de 64,9M€, financiamento de 24,8M€, com uma execução física a 56%.
Quase 1 ano e meio depois da 1ª reunião, partilhamos os principais resultados obtidos, de acordo com os respetivos work packages (WP):
* WP1 | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Fase de testes após dimensionamento estrutural do vagão, desenhos 2D, sistema de sensorização (deslocamento, aceleração e temperatura) e conexão do software para transmissão de dados
* WP2 | Medway
Iniciado o processo de retroffiting de vagões e locomotiva (em estudo o fabrico das plataformas intermutáveis e dos gabaris). Os equipamentos para assemblagem dependem de fornecedores específicos e únicos (bogie ou sistema de freio), alguns com necessidade de reserva de produção.
A soldadura é competência essencial para esta produção. A formação está a cargo da Metric Argument e a certificação pelo ISQ.
Está planeada a ampliação das instalações para assemblagem (Medway) e a configuração para produção metalomecânica (Metric Argument), sendo necessários 2 trimestres para além do prazo previsto. Para além disso, o processo de certificação do vagão dura cerca de 12 meses – protótipo, realização de ensaios e submissão à Agência Ferroviária Europeia para validação.
* WP3 | NomadTech
Em fase de testes. Instalação de sensores (incluindo alarmística), que permitirão análises dinâmicas e manutenção conforme as necessidades. Com geolocalização e um digital twin, terão a mais-valia de ter toda a informação sobre os contentores que entram em cada vagão, onde estão e a interligação entre meios de transporte.
* WP4 |5 Centro de competências Ferroviário | Instituto Superior Técnico | FEUP | ISQ
Na área da formação e qualificação, está criada uma Training academy, com plano formativo definido (nível 5 ou superior) – primeiros cursos em 2025.
Na área da certificação foram preparados os cadernos de evidência, situação para a qual não existia histórico em Portugal.
Na área da comunicação, já estiveram presentes em feiras internacionais
O beneficiário intermediário das agendas mobilizadoras é o IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação







Dezembro 18, 2024