A 13/11 a CNA-PRR visitou a ALS LIFE SCIENCES PORTUGAL, S.A. em Tondela, uma multinacional (presente em 70 países, com 19.000 trabalhadores), líder global no fornecimento de serviços/análises laboratoriais, inspeção e certificação de laboratórios (alimentar e não alimentar, saúde animal, farmacêutica, higiene hospitalar e diagnósticos).
Em Portugal possuem 5 laboratórios e mais de 300 trabalhadores, liderando a agenda mobilizadora (AM) SMARTgNOSTICS (onde a área de diagnósticos é a base) e cujo objetivo é criar dispositivos de identificação rápida de bactérias, para combater o uso indiscriminado de antibióticos e a resistência aos mesmos.
Este é um consórcio de 11 parceiros, cobrindo toda a cadeia de valor (academia, 2 laboratórios de referência e 3 empresas).
No caso da SPMAQ – SOLUÇÕES PROJETOS MÁQUINAS, UNIPESSOAL LDA (em Tondela), trabalhava para a indústria automóvel. Com a entrada nesta AM, mudaram o foco produtivo. As novas instalações (investimento >1M€) permitirão a produção, com salas limpas, ficando capacitados para a área de microchips.
Destacamos algumas das partilhas durante a reunião:
SMARTY
Deteta bactérias e bioresistências, diminuindo a tentativa e erro que existe hoje, na prescrição de antibióticos e poderá ser utilizado em hospitais (incluindo de campanha), clínicas e ambulatório, bem como em locais onde não há acesso rápido a laboratórios.
Nas novas instalações produtivas da SPMAQ foram produzidos os primeiros protótipos, para os estudos-piloto (focados nas infeções urinárias), que iniciam testes em 2025 na CUF – Hospitais e Clínicas. A interligação com plataforma de gestão e análise de dados (algoritmos) está a ser preparada.
Nariz artificial
Dispositivo que identifica a presença de bactérias específicas num determinado ambiente. Testes exploratórios no início, com protótipo funcional e criação de uma base de dados de bactérias e os respetivos algoritmos de assinatura (com recurso a IA).
Devido a alteração do plano inicial (componente descontinuado), a mitigação permitiu colaboração com uma Universidade internacional, bem como um novo concentrador que permitirá detetar salmonela (p.ex. num aviário após a limpeza).
Plataforma SERS
Plataforma rápida para identificar resíduos de antibióticos em leite ou água (de rio, mar). Pensada para ser rápida e relativamente económica, precisa ainda de trabalho de desenvolvimento por parte do INL, para outras utilizações (bactérias e genes), podendo para já ser utilizada em laboratórios (modo estático).
! Desafios
– Acelerar a criação de protótipos para chegar ao mercado (implica muitos testes e experimentação)
– Tempo: será crucial ter mais 4-6 meses
– RH qualificados: sem um plano de continuidade para poder garantir contratos, a prospeção de novos projetos deverá iniciar no próximo ano (risco de abandono deste projeto)
– IAPMEI: tempo muito longo para obtenção de respostas; plataforma com acesso condicionado; sem feedback sobre os relatórios trimestrais enviados.
Dezembro 5, 2024