Notícias

Nos dias, 25, 26 e 27 de Outubro, a CNA-PRR deslocou-se à região da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho para mais um roteiro de proximidade. 
 
Em Melgaço, a CNA teve oportunidade de reunir com o Presidente da
autarquia e demais autarcas. A Câmara Municipal é o maior beneficiário final, sendo o investimento de maior dimensão a Requalificação da Zona Industrial de Penso. A partir, do que esperam ser uma captação de empresas com valor acrescentado, o foco irá estar na disponibilização de energia renovável fotovoltaica bem como a produção, armazenamento e dispensa de hidrogénio (com aproveitamento da água residual da ETAR), estações de carregamentos de veículos e uma comunidade de energia renovável em preparação.
 
Tal como noutros territórios que a CNA-PRR já visitou e num desafio que se repete um pouco por todo o país, a habitação para empreendedores e trabalhadores também é identificada nesta região como primordial e definirá a criação e o crescimento, mais ou menos rápido, das empresas que aqui se instalarem. 
 
No âmbito da estratégia local de habitação, financiada pelo PRR, autarquia está a intervir em 9 fogos dispersos pelo concelho e 6 moradias em Melgaço, para além do apoio aos beneficiários diretos, que suportam com apoio técnico (e várias vezes financeiro) da autarquia e das juntas de freguesia, sem o qual seria muito difícil para estas pessoas conseguirem intervir nas suas habitações.
 
Numa outra vertente e para apoiar os estudantes deslocados a frequentar a Escola Superior de Desporto e Lazer – IPVC, em Melgaço, com cerca de 500 estudantes, a Câmara Municipal está a terminar as obras de adaptação de uma antiga escola primária , com 21 camas, e que interliga a necessidade de residência estudantil com o reavivar da pequena aldeia em que se insere, contribuindo ainda para aliviar a pressão sobre as poucas habitações para arrendamento.

Novembro 16, 2023