Notícias

No dia 12/11, a CNAPRR visitou este museu, em Viseu, um dos 169 que fazem parte da Museus e Monumentos de Portugal, EPE, com as obras terminadas e aberto ao público. Para além da visita às obras efetuadas no âmbito do PRR, percorremos também o valioso espólio do museu, acompanhados da Diretora Odete Paiva.

Criado em 1916 e instalado no antigo Paço dos Três Escalões, ao lado da Sé de Viseu, o nome homenageia Vasco Fernandes, conhecido como Grão Vasco, um dos maiores pintores renascentistas portugueses. Em 2023 contou com cerca de 45.000 visitantes (ainda longe dos 60.000 de 2019, mas a recuperar).
Este é um dos 15 museus que são considerados nacionais (elevado em 2015).

A coleção inicial era constituída principalmente por obras de arte sacra provenientes da Sé de Viseu e de outras igrejas da região, onde se destacavam os painéis atribuídos a Grão Vasco e expandiu-se para incluir pinturas, esculturas, têxteis, mobiliário, ourivesaria e objetos litúrgicos, cobrindo períodos desde a Idade Média até ao século XIX.  As obras emblemáticas de Grão Vasco, como os painéis do retábulo da Sé de Viseu, continuam a ser o ponto alto do acervo.

📍 O museu alberga 25 tesouros nacionais, incluindo todas as peças de Grão Vasco. Para além disso inclui ainda peças de discípulo de Grão Vasco e de outros pintores reconhecidos, nacionais e estrangeiros.

Em 2023 foi iniciada uma reabilitação do espaço, com financiamento PRR de 726 mil €, que se seguiu a outras reabilitações financiadas com outros fundos, nomeadamente do PT2020 (fachadas).
Foram definidas 4 áreas de intervenção (reabilitação de espaços interior, digitalização, internet e climatização), num processo complexo, em que as obras foram retiradas, mas em que o museu esteve fechado apenas 3 semanas. No final a intervenção permitiu ainda preparar novas salas de exposição para peças que se encontravam em arquivo.

Principais intervenções:
⏺ Recuperar e pintar todas as paredes (já com muita acumulação de bolor e saibro);
⏺ Recuperar todo o chão e melhorar a iluminação (permitindo maior claridade às salas);
⏺ Substituir as bombas de calor, que permitem melhor climatização e menores custos;
⏺ Foi instalado piso radiante, que permite calor no inverno e a circulação de água fria no verão, melhorando conservação das peças;
⏺ A digitalização do acervo (em curso), irá permitir ter uma tour virtual.

✅ Investigação em parceria
São entidade de acolhimento de um projeto de doutoramento que está a verificar a influência de fenómenos extremos climáticas nas pinturas em tela de madeira. Isto poderá antecipar as necessidades de adaptação do sistema de climatização.
Está também em desenvolvimento um gémeo digital.

⬆ No relatório semestral da CNAPRR, as intervenções em museus e monumentos foram dos investimentos considerados preocupantes, tendo em atenção a complexidade e morosidade das intervenções, com necessidade de aceleração, pelo que este museu é um caso positivo.

Novembro 28, 2024