Roteiros de Proximidade | Encontro anual da agenda mobilizadora VIIAFOOD
A 14/11 a CNA-PRR esteve presente no 2º encontro anual desta agenda mobilizadora, que atua na inovação no setor agroalimentar (ingredientes e tecnologias) e que se encontra com uma execução física de 48%.
Partilhamos algumas das temáticas discutidas:
– Foi destacada a tendência de procura por produtos saudáveis, sustentáveis e acessíveis, com crescente interesse por proteínas vegetais, alimentos à base de insetos e carne cultivada (produzida em laboratório).
Na Europa, existem ainda obstáculos regulatórios, com o tempo necessário para aprovações de novos produtos a ser elevado, quando comparado com os EUA (que lideram na introdução de novos ingredientes), sendo questões que podem impactar a comercialização.
– Existem já casos de estudo para inovações de adoçantes naturais não calóricos e extratos de lúpulo, com a indústria a alinhar os esforços com a inovação, com parcerias estratégicas e exploração de tecnologias avançadas (biotecnologia e engenharia genética)
Há desafios associados, como aceitação cultural, sustentabilidade ambiental e políticas públicas que precisam de ser tratados com abordagens estratégicas.
Na visita à zona de demonstradores, foi possível ver alguns produtos inovadores:
* Alimentos à base de algas, formulações veganas e soluções direcionadas a necessidades nutricionais específicas, incluindo para a população sénior.
* Protótipo de câmara de atmosfera controlada, um equipamento que permite criar e manter atmosfera pré-especificada, associado a um software para observar, monitorizar e controlar a execução de testes experimentais. O desenvolvimento esteve a cargo dos parceiros PERFINOX | Solutions for the Food Industry, o Instituto Politécnico de Bragança, MORE CoLAB – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação e a Sortegel – Produtos Congelados S.A.
* Tecnologia inovadora que utiliza ambientes virtuais para medir a influência do contexto na aceitação de produtos, desenvolvida pela empresa SenseTest. Esse sistema permite modificar os cenários de prova, proporcionando uma interação realista com os produtos, testando e refinando as previsões de sucesso de novos alimentos e bebidas no mercado
! Tal como referenciado no último relatório da CNA-PRR, é importante que o IAPMEI mantenha uma monitorização das implicações legislativas e de licenciamento em todas as agendas mobilizadoras, para se conseguir obviar os obstáculos, sempre que possível. Desta importante monitorização e interligação com outras entidades públicas, pode depender o sucesso (ou não) e o impacto de muitas das inovações que se esperam que entrem no mercado.
Dezembro 10, 2024