Roteiros de Proximidade | Ensino Superior | Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
A 13/11 a CNA-PRR visitou o IPV, reunindo com o seu Presidente e equipa. Para além de uma apresentação sobre o ponto de situação dos investimentos (financiamento PRR de 18,7 M€), foram visitadas as obras da residência estudantil e da Escola Agrária.
Residência estudantil
Um dos 4 edifícios (dentro do campus), é construção de raiz para 450 novas camas (inclui quartos duplos e apartamentos, em 4 andares e cozinha comunitária). Irá ser ainda construída uma nova ala (para todo o campus) com sala de estudos e reuniões, equipadas com computadores e demais equipamentos.
Após uma fase inicial mais lenta, que atrasou a consignação de empreitada, as obras estão em andamento, com fundações já terminadas. Perspetiva-se como difícil o cumprimento de set/25, sendo mais prudente considerar a entrega da obra até mar/26.
Os outros 3 edifícios estão a ser objeto de grandes intervenções, com necessidade de fecho durante as mesmas e concentração dos estudantes nas outras 2. Para além das casas-de-banho, quartos (pavimentos), estores, pintura, sistema de águas (cisternas vão ser eliminadas) colocação de bombas de calor ou AVAC, vai ser feita a preparação para painéis fotovoltaicos (a ser colocados no âmbito de projeto de eficiência energética), eliminando também o gás.
A discussão em torno da definição do que é um estudante deslocado foi partilhada com a CNA. Com cerca de 14% que residem fora do distrito, o valor aumenta para 60%, quando se contam os estudantes do distrito, que não têm transporte regular.
Impulsos Jovem STEAM e Adultos
Após uma fase inicial, em que foi necessário ajustar o entendimento sobre a adicionalidade dos diplomados, os KPIs estão a ser cumpridos (1.300 jovens e 400 adultos), faltando apenas lançar a pós-graduação na área da mecânica (Aliança do conhecimento), com estimativa para 20 formandos, em parceria com empresas, cujo maior desafio foi compor o cronograma, uma vez que cada estudante representa 1 posto de trabalho ativo.
Escola Agrária
Esta Escola ainda funciona em pré-fabricados, sem a dignidade devida ao ensino superior.
O projeto de uma Escola construída de raiz já está em curso, com fundações terminadas e em fase de aterro e estrutura base.
Há a expetativa de que possa estar a funcionar para o ano letivo 2025/26, mas a incerteza relacionada com a falta de mão-de-obra legal, com experiência ou formação, faz antever derrapagens.
O IPV tem ainda em desenvolvimento outros projetos, com objetivo de:
– Tornar mais digital o ensino nas Escolas Agrárias (com o foco na atratividade de estudantes), promovendo a inovação pedagógica, o sucesso e a diminuição do abandono escolar;
– Promover a inovação industrial, com a participação em 3 agendas mobilizadoras;
– Promover a inovação no setor agrário, com a participação em vários projetos das agendas de inovação na agricultura, bem como no centro de estudos vitivinícola de Nelas.
Dezembro 4, 2024