Notícias

Roteiros de Proximidade | Escola Profissional de Tondela (EPT)

A 13/11 a CNA-PRR visitou a EPT, com financiamento PRR de 1,4 M€, para criação de um Centro Tecnológico Especializado na área Industrial, através da aquisição de máquinas, equipamento e hardware específico.

A candidatura (submetida em ago/22), foi efetuada com o apoio de consultores, de 4 empresas da região, instituições de ensino superior, 2 agrupamentos de escolas, autarquias e a Comunidade Intermunicipal.
O concurso de aquisição (internacional), só teve candidatos após o 2º lançamento, com adjudicação em dez/23. Todos os equipamentos foram entregues.
⚠️ A esta data encontrava-se por regularizar por parte do IGEFE I.P. o pedido de pagamento entregue em jul/24, entretanto já solucionado.

A EPT tem 7 cursos e mais de 300 estudantes. Entre os cursos disponíveis estão os de Técnico de Manutenção Industrial, Técnico de Mecatrónica, Técnico de Eletrónica e Automação e Comando, que conferem certificação de Nível IV, garantindo acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, essencialmente na região de Viseu.

⬆️ O financiamento PRR veio permitir a atualização tecnológica nestas áreas temáticas, em vários laboratórios que a CNA visitou (Robótica, Eletrónica, Automação ou Eletricidade e Eletrónica), estando os alunos já a fazer aprendizagem com recurso aos novos equipamentos, permitindo levar para o posto de trabalho um maior conhecimento prático.
A falta de mão-de-obra qualificada é um dos problemas atuais das empresas, pelo que só com a associação a estas novas lógicas de aprendizagem será possível um benefício mútuo, a fixação na região e o crescimento da mesma.

❗ Na visita esteve presente o Vice-Presidente do Município de Tondela, tendo partilhado que estas questões relacionadas com a qualificação e fixação de mão-de-obra qualificada são um verdadeiro desafio.
Enquanto ações futuras, contam melhorar a identificação das necessidades específicas das empresas da região, identificando os cursos que mais se adequam e permitindo um maior fluxo de estudantes para os mesmos.

❇️ Na EPT a procura ainda está abaixo do expectável, não faltando empresas para receber os estudantes em estágios, esperando-se que estes investimentos tenham um efeito de atração.

🔶 Na visita , onde interagimos com os alunos, destacamos no laboratório de Mecatrónica:
– 3 veículos elétricos para efetuar testes, incluindo um banco de testes para diagnóstico de veículos elétricos, permitindo o treino direcionado para as tecnologias modernas;
– Equipamentos de proteção individual, como fatos e luvas, preparados para trabalhar com alta tensão, devido ao aumento da perigosidade na manutenção dos elétricos;
– 6 equipamentos de realidade virtual para soldadura, permitindo aprendizagem, sem gastos de combustível ou fumos, mas permitindo afinar todos os parâmetros e experimentar em formato real todo o processo de soldadura (p.ex.tipos de juntas). Esta é uma área do currículo muito apreciada pelas empresas.

Dezembro 2, 2024