Roteiros de Proximidade | I&D | STAR Institute
No âmbito da visita à Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, a CNA-PRR reuniu em 13/11 com a direção do Star Institute, 20 meses após a 1ª reunião, quando o edifício ainda se encontrava em projeto e existiam muitas incertezas relacionadas com autorizações para a localização do edifício (dentro do campus do Instituto Politécnico de Viseu). Era também ainda incerto nessa data como iria ser possível avançar com o trabalho enquanto o edifício estivesse em construção.
Este é um dos mais recentes Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) aprovados pela ANI | Agência Nacional de Inovação e financiado no âmbito da Missão Interface com 2,3 M€ e cujo valor permitirá garantir 1/3 das despesas de funcionamento e recursos humanos. Para além desta fonte, o CTI precisa ainda de angariar financiamento via projetos e prestações de serviços.
O objetivo deste CTI é fomentar a I&D aplicada, com um foco nas áreas estratégicas da mobilidade sustentável e transição energética. O foco de orientação para as empresas, deverá proporcionar serviços e conhecimento técnico que permitam aumentar a competitividade das mesmas. São também esperados impactos na coesão territorial e no desenvolvimento de competências técnicas e científicas, alinhadas às necessidades do mercado.
O edifício no campus do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) irá abrigar laboratórios de última geração, espaços de coworking para projetos colaborativos e infraestrutura para prototipagem e teste de tecnologias avançadas.
Os recursos humanos, as instalações físicas e os equipamentos especializados, são, portanto, 3 das áreas críticas para uma estrutura deste género, pelo que o apoio de 7,6 M€ via Agenda Mobilizadora GreenAuto fez toda a diferença.
Em 20 meses verificam-se as seguintes alterações:
* Com o ultrapassar das questões administrativas, o edifício já se encontra em construção. Apesar da necessidade de reprogramação para 2025, a estimativa é de conclusão dentro do prazo;
* Todos os equipamentos previstos estão adquiridos e a funcionar provisoriamente em instalações em Mangualde (laboratório de protótipo e digital) e no Porto;
* Foram contratados 20 recursos humanos especializados, que se encontram a desenvolver trabalhos nestas instalações;
* Estão em curso 2 projetos europeus já angariados pelo CTI;
! Tal como foi referenciado no último relatório da CNA-PRR, as estruturas de CTI (e de forma idêntica os Colab), precisam de tempo para criarem estrutura, sendo fundamental um acompanhamento contínuo e especializado por parte da ANI. A avaliação da sobreposição em determinadas áreas ou setores, para além da continuidade e sustentabilidade das muitas centenas de recursos humanos altamente especializadas, são propostas que se aguardam, após o trabalho que está a ser efetuado pela Interface Mission Strategic Monitoring Committee.
Dezembro 7, 2024