Na visita de dia 02/10, à Vista Alegre (VA), em Ílhavo, para além dos investimentos abordados na publicação anterior, partilhamos notas sobre as agendas mobilizadoras (AM) – investimento global de 15 M€ e financiamento #PRR de 4,9 M€.
Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal
Esta AM, que a VA lidera (com execução física a 49%) inclui pela1ª vez, de forma robusta, toda a cadeia de valor da cerâmica e vidro, abrangendo áreas como a transição energética; digital; economia circular; simbiose industrial; capacitação e formação.
As atividades de descarbonização têm um peso significativo, fruto dos investimentos em equipamentos, mas existem outras atividades:
– Criação de eco-centro integrado, para desenvolvimento de pastas cerâmicas com incorporação de reciclado;
– Novos produtos cerâmicos- baixas temperaturas;
– Integração de informação entre parceiros, incluindo plataformas de bibliotecas BIM, que abre possibilidade de passaporte digital da peça.
INOV.AM – Innovation in Additive Manufacturing
Um dos objetivos é ter equipamento que consiga produzir elementos de fabrico aditivo (vidro ou cerâmica), para incorporação em peças de produção tradicional. Estes são processos inovadores a nível global, trabalhados com pontos de fusão de 1.400 graus e cujo custo de experimentação, muito alto, permitirá aumentar o valor acrescentado das peças. O fabrico aditivo poderá ser utilizado para pastas de cores diferentes ou coleções que mimicam o trabalho manual, incorporando sensorização.
Execução física está em 50%.
NGS – New Generation Storage
Esta AM pretende abarcar a totalidade da cadeia de valor de produção de componentes, packs e reciclagem de baterias, criando um ecossistema tecnológico e uma cadeia de valor para a gestão de fim-de-vida.
A VA apoia a I&D, no estudo de materiais rejeitados pela produção de lítio (nesta fase importados), que abrem possibilidades de novas matérias-primas. Execução física está a 40%.
PRODUTECH R3
Esta AM visa capacitar a fileira das tecnologias de produção, havendo trabalho conjunto anterior entre os promotores.
A VA está envolvida em atividades que têm como objetivo atingir processos lean&green, tais como a medição de gastos de matérias-primas ou desperdício e como incluir estes dados nas análises produtivas. Há também demonstrações de plataformas de gestão de produção; um market place global para resíduos; ou um protótipo para automatizar o processo de escolha (defeitos), através de AI e visão artificial. Execução física está a 52%.
Constrangimentos
Foram partilhados constrangimentos transversais, tais como:
– Tempo significativo nos pagamentos (5 meses em média); na apreciação e resposta a pedidos de esclarecimento ou alterações por parte do IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação bem como não adequação da plataforma informática às necessidades
– Indefinição relativamente à comprovação do cumprimento do DNSH
Outubro 15, 2024