Notícias

Um dos primeiros investimentos PRR já concluídos é dedicado à formação e permitirá relançar a capacidade nacional de reparação de navios e submarinos militares.

Falamos da implementação da Academia do Arsenal do Alfeite, uma organização com tradição e que comemorou 85 anos. Com um investimento de quase 2 milhões de euros, foi possível reabilitar um edifício, adquirir e atualizar equipamentos de oficina e criar uma Academia de formação, com novos laboratórios. 

Assente em recursos humanos com enorme experiência e conhecimento de reparação e construção naval militar, chegou o momento em que o Arsenal do Alfeite (como qualquer organização dos tempos modernos), precisou de dar o salto da adequação tecnológica para acompanhar a concorrência, cada vez maior e global. Estes são desafios só possíveis de ultrapassar com a formação adequada e adaptada às necessidades e também com equipamentos e tecnologias modernas, promotoras de maior eficiência e capacidade de resposta.  

Durante a visita da CNA-PRR, realizada no dia 02 de maio, quer à Academia, quer às oficinas, foi possível reunir com o Conselho Diretivo e responsáveis pela área da formação.  

Para além do investimento em recursos físicos, houve também investimento em recursos humanos adequados, incluindo uma gestora de formação, bolsa de formadores e apoio administrativo. Com estes recursos humanos foi concebido e implementado o sistema de gestão da atividade formativa, que levou à certificação pela DGERT, em fevereiro de 2024, de 3 áreas de formação (Metalurgia e Metalomecânica, Eletrónica e Automação e Informática na ótica do utilizador). Desde essa data já tiveram lugar vários cursos, eventos e workshops, com uma forte componente de job training. 

As salas de formação estão inseridas no edifício que foi recuperado e modernizado, incluem o Centro de Inovação e Experimentação inovAA, que atua como uma unidade dedicada à inovação, à experimentação, à promoção da modernização, à transformação digital do sector e à integração de tecnologias da indústria 4.0. As salas estão equipadas com diversos equipamentos tecnológicos, que incluem computadores e respetivo software, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, equipamento eletrónico, entre outros.  

O ambiente criado nesta Academia é moderno e tem como objetivo captar o interesse de jovens estudantes, quer de escolas secundárias ou profissionais, quer de instituições de ensino superior. O aprofundamento de parcerias com as escolas e ensino superior fazem por isso parte da estratégia que está a ser adotada, com o duplo objetivo de potenciar a formação e aumentar a captação de recursos humanos. 

Enquanto objetivo futuro, foi mencionado pelo Arsenal do Alfeite, que pretendem que a Academia sirva de base de formação para os atuais e futuros funcionários que irão posteriormente fazer formações mais especializadas noutros países, onde estas tecnologias já estão maduras neste setor, como é o caso dos Estados Unidos da América ou da Alemanha.   

Esta é uma estratégia essencial, pois permite a certificação desses formadores por parte das empresas fornecedoras, condição exigida na manutenção dos navios militares, o que cria oportunidade de negócio no mercado internacional,  

Mas o investimento, agora providenciado via PRR, é apenas um começo. Tal como em qualquer outro investimento em empresas da esfera Estatal, é necessário que a visão dos sucessivos Governos se mantenha alinhada, permitindo que os investimentos tenham continuidade e possam ser acompanhados com os planos estratégicos empresariais, criando valor económico para o país, num setor essencial enquadrado na economia do mar.  

Maio 6, 2024