A CNA visitou recentemente a Neuraspace, líder de um consórcio composto por seis parceiros, incluindo instituições académicas e empresas tecnológicas; Instituto Pedro Nunes, GMVIS Skysoft, S.A., Universidade Nova de Lisboa, Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento, Instituto Superior Técnico de Lisboa e Universidade de Coimbra, que visa o desenvolvimento de uma solução inovadora para evitar colisões entre satélites e detritos espaciais.
Com um financiamento PRR de 15,8 M€ e um investimento total estimado em 24,3 M€, o projeto desenvolvido no âmbito das Agendas Mobilizadoras/Alianças para a reindustrialização, visa fornecer um sistema de alerta para mitigar os crescentes riscos de colisão no espaço. A necessidade dessa solução é evidente devido ao aumento exponencial do número de satélites, prevendo-se cerca de 100.000 satélites até 2030, o que pode resultar em falhas de comunicação e perda de receitas em caso de colisão.
O trabalho em curso inclui testes para garantir a confiabilidade e segurança do sistema de alerta. Além disso, estão sendo desenvolvidos modelos avançados de previsão e gestão de tráfego espacial para enfrentar os desafios complexos desse ambiente. A recente conquista de um contrato para gerir 300 satélites é um marco significativo para a Neuraspace, consolidando a sua posição como uma empresa global no setor.
A ambição do consórcio vai além do projeto em si, e procura posicionar Portugal como um centro de excelência nesta indústria, especialmente destacando-se na área de “machine learning”. Esta é mais uma área em que a alavancagem PRR poderá permitir posicionar Portugal globalmente. ”. O projeto permitirá também impulsionar a contratação de recursos humanos altamente qualificados, nacionais e estrangeiros.
A empresa está a recrutar profissionais altamente qualificados, tanto nacionais quanto estrangeiros, com salários atrativos, contribuindo assim para o crescimento económico e tecnológico do país.
No entanto, existem ainda alguns desafios a enfrentar, incluindo a necessidade de agilizar as respostas às questões das entidades gestoras, bem como dificuldades de liquidez. A análise ágil dos pedidos de pagamento, conforme recomendado no relatório da CNAPRR, é fator essencial para garantir o desenvolvimento destes investimentos.
A mobilização de recursos humanos qualificados e o apoio do PRR destacam a importância de uma agenda coesa e global para avaliar o impacto desses investimentos, acelerando assim o desenvolvimento de setores estratégicos como este.
Março 1, 2024